sábado, 21 de abril de 2012

Curiosidades da Inconfidência





CURIOSIDADES DA INCONFIDÊNCIA
( Anne Lieri)

Fiz uma pequena pesquisa sobre as curiosidades que permearam a Conjuração Mineira e há alguns fatos que nem todos sabem.

Curiosidades
  • Na primeira noite em que a cabeça de Tiradentes foi exposta em Vila Rica, foi furtada, sendo o seu paradeiro desconhecido até aos nossos dias.

  • Tratando-se de uma condenação por inconfidência (traição à Coroa), os sinos das igrejas não poderiam tocar quando da execução. Afirma a lenda que, mesmo assim, no momento do enforcamento, o sino da igreja local soou cinco badaladas.

  • A casa de Tiradentes foi arrasada, o seu local foi salgado para que mais nada ali nascesse, e as autoridades declararam infames todos os seus descendentes.


  • Tiradentes jamais teve barba e cabelos grandes. Como alferes, o máximo permitido pelo Exército Português seria um discreto bigode. Durante o tempo que passou na prisão, Tiradentes, assim como todos os presos, tinha periodicamente os cabelos e a barba aparados, para evitar a proliferação de piolhos, e, durante a execução estava careca com a barba feita, pois o cabelo e a barba poderiam
  • interferir na ação da corda.


Assumiu muito mais do que devia

Tiradentes foi o bode expiatório do movimento porque:
**como diziam, não era pessoa que tinha figura, nem valimento, nem riqueza (coincidência ou não, todas as outras penas aos demais foram convertidas em banimento do país).

**por ser um dos mais entusiasmados do movimento, foi citado em quase todos os depoimentos dos presos, o que confirmou sua participação no movimento;

**reclamou pra si, nos depoimentos, a responsabilidade exclusiva pela Inconfidência.





Bandeira do movimento

A bandeira do movimento, que hoje é a bandeira de Minas Gerais, tem no meio um triangulo vermelho, cor símbolo das Revoluções.
O triangulo possui várias interpretações: a Santíssima Trindade, os ideais da Revolução Francesa ( igualdade, liberdade, fraternidade) ou um dos símbolos da maçonaria.

As palavras em latim foram cunhadas por Alvarenga Peixoto e significa: “Liberdade, ainda que tardia.”



RECOMENDO:

Quem ainda não conhece o romance espírita “Confidências de um inconfidente” está perdendo.

É uma história contada pelo espírito de Tomas Antonio Gonzaga e psicografada por Marilusa Moreira Vasconcelos.

Além dos bastidores de toda a inconfidência mineira pormenorizada, ainda relata o romance de Marília e Dirceu, o protagonista da história.

Muito lindo e vale a pena ler!


10 comentários:

chica disse...

Tua pesquisa foi muito bem feita.Bem legal e interessante,Anne!!Lindo feriado e fds!chica

Everson Russo disse...

Super legal a pesquisa, é sempre bom a gente conhecer mais da história...agora,,,roubarem a cabeça e'demais né? rs...beijos de bom sábado.

Fabio Baptista disse...

Essa imagem barbuda é para lembrar Jesus.

Anônimo disse...

Maravilha reler os fatos históricos da minha terra, tão bem explicados aqui,

Beijos Anne!

Tunin disse...

Rica pesquisa tu fizeste,Anne! Muitos detalhes da história eu desconhecia. Excelente!
Bom fds.
Abração.

Maria Luiza disse...

Anne quando eu estive nas cidades históricas e entrei no museu onde estavam enterrados os inconfidentes senti uma emoção inenarrável ao chegar em frente ao de Tiradentes, vazio, só com a bandeira. Lágrimas vieram. Até hoje não me saiu da memória. Tudo o que vc narrou eu já conhecia. Parabéns pela lembrança. Grande abraço!

Ane disse...

Muito bom teu post,Anne!Uma aula sôbre Tiradentes e a inconfidência!Beijos e bom fim de semana!

Edilene disse...

Adorei sua pesquisa, gosto muito de curiosidades históricas. Beijos

espaço esplendoroso disse...

Conhecendo um pouco mais da história do Brasil. Quanto as curiosidades só conhecia a do sal, interessante mesmo. Um ótimo domingo pra vc, bjs.

SONINHA disse...

Oi,Anne!
Amei sua pesquisa!!

Cadê meu link ?Vc não pegou?!
Excelente noite!Bjs!
Soninha.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...